Bacalhau com Natas

2 de maio de 2009


Este é o meu bacalhau com natas, normalmente só como este prato em casa e feito por mim! Já comi muitos em restaurantes, mas o meu, é como gosto mais! Tenho um segredinho para ficar mais saboroso: eu cozo o bacalhau em leite e depois faço o bechamel com esse mesmo leite! Experimentem, fica mesmo muito bom!


Ingredientes

  • 8 postas de bacalhau demolhado
  • batatas p/ fritar q.b
  • leite q.b.
  • 1 pacote natas culinária (200 ml)
  • 2 cebolas pequenas ou 1 grande
  • 3 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • azeite q.b.
  • 1 colher sopa margarina
  • pimenta, noz moscada q.b
  • 50 gr margarina
  • 3 colheres sopa de farinha


Preparação

Colocar as postas de bacalhau num tacho largo e cobrir com leite e deixar cozer (não deixar cozer muito). Entretanto descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos e frite-as em óleo só até ficarem cozidas e não totalmente fritas.
Limpe o bacalhau de espinhas e arranje-o em lascas grandes. Numa wok ou frigideira grande coloque o azeite (o suficiente para cobrir bem o fundo), a colher de sopa de margarina, a cebola cortada às tiras, o alho picado, a folha de louro e deixe refogar até a cebola ficar transparente. Junte o bacalhau já lascado e tempere com pimenta e noz moscada. Vá mexendo sempre muito bem até as lascas ficarem mais pequenas.
Depois prepare o béchamel: num tacho colocar as 50 gr de margarina e quando derreter, junte a farinha, e vá mexendo bem até formar uma massa consistente. Rapidamente adicione o leite onde cozeu o bacalhau aos poucos mexendo sempre. Deixe cozer, mexendo sempre até engrossar e tempere de noz moscada e pimenta.
Entretanto, junte as batatas ao bacalhau e adicione o béchamel e misture tudo muito bem. Num recipiente refractário coloque o preparado e cubra com as natas. Leve ao forno (200º) até alourar um pouco.
Sirva com uma salada de alface.



Bom Apetite!


23 comentários:

Anónimo disse...

Estou pesquisando em vários sites para encontrar uma receita de bacalhau com natas. Gostei dessa (inclusive da foto que está linda!). A única coisa que me deixa em dúvida é qdo alguém sugere margarina no lugar da manteiga. Acho estranho, pra falar a verdade, um pouco amador, pq tdos sabemos que margarina não é a indicada pelos chefs e tampouco pelos que entendem de saúde. Só isso, mas no mais acho que vou optar por essa receita, evidentemente, trocando a margarina por manteiga!

Nanda Adamopoulou disse...

Olá. Obrigada pelo comentário! Eu uso margarina vegetal culinária, normalmente a Vaqueiro. A margarina vegetal é mais saudável que a manteiga, uma vez que é feita com óleos 100% vegetais. De qualquer forma, o que coloquei na receita é próprio para uso culinário e muitos chefs a usam!

Anónimo disse...

Sua receita parece uma delicia mas o que é q. b.? quando vc diz cobrir com molho de natas certamente é o que sobrou,pois vc diz para misturar tudo inclusive o molho de natas,deve ser isso mas não custa perguntar.Pra quantas pessoas aproxidamente essa receita?Obrigado. Meu email é marope51@yahoo.com.br. Maria Rosa

Anónimo disse...

Olá,
para além de boa cozinheira és bem bonita.
Só podias ser do Barreiro, assim como eu:-)
Continua.
Beijo

Anónimo disse...

Ola Nanda,
Eu sou a Dalila e sou de Mocambique. Gostava de dizer que ha muito que tentava apanhar uma receita de bacalhau com natas que me paracesse facil de fazer (uma vez que por aqui ele eh bastante caro!!).
Vou com certeza tentar e logo qu possivel mando-te o meu comentario.

Continua a partilhar as tuas delicias e das tuas amigas...

Bjis

Anónimo disse...

e mesmo profissional e muito bom!

Xavero disse...

Olá Nanda, estou querendo fazer a sua receita mas tenho as mesmas dúvidas acima: O que é q.b.? quando vc diz cobrir com molho de natas, é para colocar os 200ml? Quanto tempo é para deixar cozer o bacalhau? (pois nao tenho noção do que é deixar "cozer mto"..)Obrigada desde ja

Leandro Pompermaier disse...

Olá
sou de Porto Alegre - Brasil - e tenho um blog de receitas http://chefstyle.blogspot.com . Estava procurando uma receita de bacalhau e esta me pareceu bem apetitosa. Farei hoje e depois coloco aqui o que achei do resultado.
abraços
Leandro Pompermaier

Anónimo disse...

Oi, tenho a mesma dúvida que algumas pessoas acima. O que é q.b e como consigo as natas?
abraços
Lucy

Nanda Adamopoulou disse...

Olá a todos, peço desculpa por ainda não ter respondido alumas questões, mas aqui vai:

*q.b. - significa "quanto baste"
*primeiro mistura-se o béchamel nos ingredientes e por fim cobre-se com as natas
*eu uso um pacote de natas de 200ml
*o bacalhau coze cerca de 5 minutos depois de começar a ferver
*Leandro espero que tenha gostado do resultado da receita, já vi que publicou no seu blog, obrigada! Vou começar a seguir o seu blog pois tem receitas bem apetitosas!

Obrigada a todos pelos vossos comentários!

Anónimo disse...

o seu bacalhau fez sucesso aqui na Austrália onde vivo , só que juntei-lhe cogumelos , fica delicioso, mas muito obrigado pela receita ,é óptima, beijo .

Nanda Adamopoulou disse...

Obrigadaaaa! Já chegou à Austrália eheheh fico feliz! Com cogumelos também me parece bem, qualquer dia experimento!
Beijinhos

Anónimo disse...

mais uma vez obrigado, pela receita , Australia ,
jmconstroi@sapo.pt.

Anónimo disse...

Olá,
Parece muito fácil de fazer, vou experimentar hoje ou amanha e entretanto partilho o resultado. Obrigada.
Cristina

Anónimo disse...

Boa noite,
Poderia dizer-me por favor quantas pessoas esta receita serve? Grata.
Andrea, Sao Paulo.

Anónimo disse...

Olá,
Experimentei a sua receita, fiz apenas pequenas alterações no que diz respeito a margarina, da qual não sou adepta e ficou delicioso.Fez sucesso na Holanda(onde vivo). Normalmente só comia o meu bacalhau com natas após várias tentativas em restaurantes portugueses, mas agora vou incluir a sua receita nas minhas. Obrigada por partilhar.

Anónimo disse...

Olá. Andava à procura de uma receita de bacalhau com natas para fazer a uns amigos espanhois. Vou fazer esta que , certamente ficará fantástica.
Só uma ajudinha: amigos e amigas brasileiras: natas = creme de leite. (tradução.hehe)
Beijinhos a todos e bom apetite
Sonia

Anónimo disse...

gente é uma delícia vale apena provar...hummmmmmm o gostinho do bacalhau é demais...

Nanda Adamopoulou disse...

Obrigada a todos pelos vossos comentários! Fico muito feliz por terem gostado da minha receita :)!
Beijinhos e uma Páscoa Feliz!
Nini

Anónimo disse...

Gente quando ela fala de natas, se refere a creme de leite, ok!

ADRIANA disse...

E eu procurando uma receita tb sem saber o que eram natas. Lendo todos os comentários vi a tradução para o "brasileiro":ótimo,nata é o nosso creme de leite. Sou de Minas Gerais e estou doida para fazer esta receita. Vou testá-la no fim de semana e depois na Semana Santa, qdo recebo a família.
Bjs a todos

Anónimo disse...

Oi, sou Nice Helena moro em São Paulo - SP, no maravilhoso Brasil.
Guardei essa receita nos prediletos pois realmente é deliciosa. Fiz algumas vezes e cada vez que penso em bacalhau é esse que me vem à mente. É perfeito.

Anónimo disse...

delicioso! e ainda juntei um pouco de raspa de cenoura ao refugado, deixa um saborzinho fantastico
parabens!!

Fernanda

Enviar um comentário

A Cozinha da Nini Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino